Mestrado

Pesquisas em Andamento

Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um estudo das práticas interpretativas de dois regentes corais imigrantes na cidade de São Paulo
Mestrado em Música
Autora: Ana Paula Gabriel
Orientadora: Profa. Dra. Susana Cecília Igayara
Instituição: Departamento de Música – ECA – USP
O projeto tem como objetivo o estudo e a discussão das práticas interpretativas de repertório coral europeu que Furio Franceschini e Martin Braunwieser trouxeram para o Brasil, e de como foram assimiladas pela vida musical da cidade de São Paulo. A pesquisa será realizada através do estudo de fontes documentais como jornais, cartas e programas de concerto, bem como da bibliografia selecionada.

Título
Mestrado em performance musical
Autor: André Guimarães Rodrigo
Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio da Silva Ramos
Instituição: Departamento de Música – ECA – USP
Análise da obra “Sobre a paz” Op. 35 do compositor Ernst Widmer, composta para coro SATB e oboé, sob os aspectos melódico, rítmico, estrutural e formal, com o objetivo de apresentar elementos interpretativos que sirvam de subsídio para seu estudo, sua preparação e execução, além da elaboração de uma edição digitalizada da peça, que até o presente momento se encontra em versão manuscrita.

Análise Interpretativa da obra coral sacra do compositor Ernani Aguiar
Mestrado em Música
Autora: Mariana Hammerer
Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio da Silva Ramos
Instituição: Departamento de Música – ECA – USP
Este trabalho de mestrado em andamento está estudando as obras sacras para coro à capela do compositor Ernani Aguiar. Serão analisadas cinco obras pela sua estrutura harmônica investigando a as técnicas e processos de composição. A partir da análise detalhada pretende-se apresentar uma leitura para a performance das obras, buscando estabelecer permanências estilísticas, modos de construção que possam auxiliar neste objetivo.

Pesquisas concluídas

Canto Coral: do repertório temático à construção do programa
Dissertação de Mestrado em Música
Autor: Marco Antônio da Silva Ramos
Orientador: Prof Dr. José Teixeira Coelho Netto.
Instituição: Departamento de Música ECA-USP
Ano: 1989
O projeto visa demonstrar as diferenças entre o processo de escolha de um repertório temático e o processo de ordenação das obras no programa. Considera a ordem de programa como um objeto artístico em si, seja em programas com múltiplos autores, seja com várias obras de um mesmo autor. Como se sabe, o repertório coral é constituído em muito grande parte por obras curtas, que precisam ser engendradas no programa de concerto. É uma questão que diz respeito ao lado da Performance Artística da linha de pesquisa, pois tratará do momento do palco. No entanto, ao discutir os critérios de ordenação, acabará tocando também na habilidade do regente coral em estruturar seus concertos, aproximando-se portanto também da questão do Ensino da Regência Coral, já que fornecerá ferramentas profissionais, especialmente trabalháveis no nível do Ensino Superior. .

Henrique Oswald (1852-1931): A Missa de Réquiem  no conjunto de sua música sacra coral.
Dissertação de Mestrado em Música
Autora: Susana Cecília Igayara
Orientador: Prof. Dr. Mário Ficarelli
Instituição: Departamento de Música – ECA-USP
Ano: 2001
A dissertação aborda a música sacra coral de Henrique Oswald, em particular sua Missa de Réquiem, em mi menor, para coro misto e órgão ad libitum. Contextualiza a obra sacra do compositor no panorama da reforma da música religiosa, e destaca a importância o Motu Proprio de Pio X, de 1903. O trabalho foi realizado a partir dos manuscritos da coleção Henrique Oswald do Laboratório de Musicologia da USP. A presenta uma nova edição da Missa de Réquiem, com material musical deixado pelo compositor em carta, ainda inédito. Discute a estruturação da Missa de Réquiem  e analisa cada um dos motetos, considerando aspectos sobre o texto e sua localização litúrgica, comparando manuscritos, versões e edições. Apresenta edições de alguns desses motetos, além dos textos integrais em latim e suas traduções para o português. No último capítulo, faz uma análise de aspectos estilísticos a obra sacra de Henrique Oswald, com ênfase em sua Missa de Réquiem. Entre os aspectos estudados estão as indicações de tempo; questões formais e estruturais. A escrita vocal e a sonoridade coral; o ritmo e a questão prosódica; tonalismo, modalismo e cromatismo em sua obra sacra.

A relação poesia e música nas obras corais de Osvaldo Lacerda sobre poemas de Carlos Drummond de Andrade: uma abordagem analítico-interpretativa
Dissertação de Mestrado em Música
Autora: Andréia Anhezini da Silva
Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos
Instituição: Departamento de Música – ECA – USP
Ano: 2009
Este trabalho tem como objetivo a investigação analítica do sistema expressivo de cinco obras para Coro a cappella do compositor Osvaldo Lacerda com poemas de Carlos Drummond de Andrade, salientando as relações que a música estabelece com a arte poética e investigando as técnicas composicionais adotadas pelo compositor de acordo com a extração musical que este faz do poema para construção do seu discurso poético-musical. As obras corais são: Quadrilha (1967), Romaria (1967), Poema da Necessidade (1967), Céu Vazio (1968) e Uníssono (primeira peça dos Quatro Estudos para Coro de 1971). A partir desta Análise para o Intérprete são oferecidas sugestões para a realização musical das referidas obras,apontando aspectos relevantes da interpretação coral.

Estudo do desenvolvimento da escuta melódica de adultos integrados a coros vocacionais.
Dissertação de Mestrado em Música
Autor: Paulo Lopes
Orientador: Marco Antônio da Silva Ramos
Ano: 2010
Instituição: Departamento de Música – ECA-USP
O objetivo principal deste trabalho é estudar os processos de desenvolvimento da escuta melódica de adultos, sem formação musical, integrados a coros vocacionais, com o intuito de poder melhorar a performance vocal do grupo. Tendo como objeto o processo de formação do Coral Oficina Comunicantus, grupo integrado ao Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Nosso método de coleta de dados foi baseado nas observações dos ensaios e nas análises das avaliações (relatórios) feitas pelos monitores integrados ao Comunicantus: Laboratório Coral, através dos quais procuramos vislumbrar as necessidades de aprendizagem dos coralistas do coro supracitado. Por se tratar de uma pesquisa ora de observação ora interativa, atuamos combinando tais ações e orientando o desenvolvimento das habilidades inerentes à escuta melódica em aspectos pré-definidos. Durante o processo investigativo, utilizamos como método referencial de análise, dos conteúdos musicais, os trabalhos do Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos e do Prof. Paulo Rubens Morais Costa e, por outro lado, a produção  bibliográfica de educadores como César Coll e Teresa Mauri, que atuaram na reforma escolar espanhola, de forma a subsidiar nossas escolhas pedagógicas e didáticas para atuar junto aos coralistas. Como resultado desse processo, pudemos desenvolver algumas atividades que contribuíram para a resolução de certas necessidades de aprendizagem momentâneas deste grupo e também suscitaram a criação de outras que foram utilizadas oportunamente, após o término do prazo definido de observação e interação a que este trabalho se refere.

Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa
Dissertação de Mestrado em Música
Autor: John Kennedy Pereira de Castro
Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos
Instituição: Universidade de São Paulo
Ano: 2010
Desenvolvida a partir da percepção de que o geofísico do sertão e do litoral nordestino brasileiro influenciaram as composições de Oswaldo de Souza (1904-1995), natural do Rio Grande do Norte, esta dissertação examina as canções de Oswaldo de Souza e Waldemar Henrique a fim de identificar aspectos em comum, listando elementos geofísicos da região norte e nordeste do Brasil pertinentes a ambos os compositores. Esta pesquisa também aborda as canções no que se refere às relações entre poema e música, extraindo delas indicações interpretativas baseadas nas características relacionadas ao geofísico a que os compositores se reportam. Esta análise foi realizada com base no Referencial de Análise de Obras Corais do Professor Dr. Marco Antônio da Silva Ramos da Universidade de São Paulo (USP); na dissertação de mestrado da cantora e professora Márcia Jorge Aliverti, da Universidade Federal do Pará, em sua dissertação de mestrado sobre as canções Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique, defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP em 2003; na pesquisa biográfica realizada pelo professor e músico Cláudio Augusto Pinto Galvão; na entrevista com a professora e cantora Maria de Fátima de Brito realizada em 2009 e no parecer Técnico Pericial que ratifica que as anotações encontradas nas partituras das canções Juazeiro e Jangada foram, de fato, de Oswaldo de Souza. Este tema nos conduz a uma reflexão mais profunda sobre como entender o processo de composição nas canções de Oswaldo de Souza e sua confluência com a obra de Waldemar Henrique.

Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USP
Dissertação de Mestrado em Música
Autora: Caiti Hauck da Silva
Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos
Instituição: Departamento de Música –ECA-USP
Ano: 2012
Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação associada às atividades de preparação vocal realizadas com o Coral Escola e o Coral Oficina do Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Os objetivos dividiram-se em duas perspectivas: a formação do estagiário em preparação vocal e o desenvolvimento da técnica vocal nos coros Escola e Oficina. A coleta de dados foi feita por meio da participação nos ensaios destes dois grupos no ano de 2010 e da análise do protocolo de documentação do Comunicantus: Laboratório Coral. O capítulo 1 inicia-se com uma explanação sobre o funcionamento do Comunicantus: Laboratório Coral e sobre o conceito de Coral Escola, no qual todas as atividades estão fundamentadas; segue com uma discussão a respeito dos desafios da educação coral no século XXI e encerra-se expondo saberes e habilidades que fazem parte da formação dos estagiários em preparação vocal, como a classificação vocal, a percepção vocal e a pedagogia. No capítulo 2, são descritas as principais características vocais dos coralistas iniciantes dos coros Escola e Oficina em relação a postura, respiração, apoio, ressonância, articulação, assim como as dificuldades mais frequentes com afinação. No capítulo 3, por meio de uma confrontação entre as práticas do Comunicantus: Laboratório Coral e a literatura sobre regência coral e pedagogia vocal, são apresentados e discutidos os exercícios mais usados na preparação vocal destes grupos, visando trabalhar aspectos como postura, respiração e apoio, ressonância, diferenciação de vogais, agilidade, staccato, sustentação, homogeneidade de registros vocais, extensão e escuta harmônica. Nas considerações finais, discute-se a perspectiva da preparação vocal como uma atividade complexa, na qual diversos saberes, habilidades e ferramentas são empregados conjunta e interativamente como parte de estratégias que visam à consecução de objetivos artísticos e educativos.

Missa caiçara: uma abordagem analítico-interpretativa da obra de Kilza Setti
Dissertação de Mestrado em Música
Autor: José Luiz Chamorro Ribalta
Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos
Instituição: Departamento de Música –ECA-USP
Ano: 2012
É objetivo analisar a Missa Caiçara e reconhecer os processos composicionais utilizados por Kilza Setti em sua elaboração, demonstrando como procedimentos musicais tradicionais europeus foram mesclado com procedimentos musicais caiçara, criando material de referência sobre características composicionais da compositora. Por meio do trabalho do Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos em seu Referencial de Análise de Obras Corais, foram observados diferentes aspectos musicais, relativos à duração, frequência, timbre, forma e intensidade, assim como foi realizada uma análise referente aos usos do silêncio dentro da obra. A tese de doutorado em antropologia social da compositora, sobre a música Caiçara do litoral norte de São Paulo, serviu de guia para o reconhecimento dos procedimentos musicais contidos naquela música. Entrevistas com a própria compositora forneceram subsídios sobre suas posições estéticas, ainda não publicadas. Como resultado deste trabalho é oferecido ao final da pesquisa uma nova edição revisada para performance da partitura da Missa Caiçara, possibilitando melhor divulgação da obra.

Samuel Kerr: um recorte analítico para performance de seus arranjos
Autor: Paulo Frederico Teixeira
Dissertação de Mestrado em Música
Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio da Silva Ramos
Instituição: Departamento de Música – ECA – USP
Ano: 2013
Este trabalho teve como objetivos analisar o conjunto de arranjos corais elaborados pelo maestro Samuel Kerr e estabelecer possíveis ligações entre sua produção e sua trajetória artística. Para isso, apresentamos um texto biográfico originado a partir da pesquisa bibliográfica e notamos necessária uma entrevista com o maestro que visou apurar os caminhos condutores de sua escrita coral. Em seguida elencamos e exemplificamos os quatorze procedimentos encontrados recorrentemente durante o processo de análise de um conjunto de cento e noventa e nove arranjos. Por fim, escolhemos cinco arranjos representativos do conjunto para uma análise mais detalhada, realizada através do Referencial Silva Ramos, processo que nos possibilitou enxergar com clareza a aplicação dos procedimentos. Durante a dissertação buscamos relacionar a quantificação de aplicação dos procedimentos de escrita ao pensamento criativo e pedagógico que identificamos na pesquisa e evidenciamos na maior parte das análises.