Histórico

A formalização de um grupo de pesquisa reunindo os três professores doutores que atuam na área de Canto (solista e coral) do Depto. de Música da ECA-USP é um desdobramento de uma série de atividades conjuntas e discussões periódicas sobre as metodologias de ensino nas artes do canto; o repertório; os aspectos composicionais e as práticas interpretativas associadas a esse repertório; a importância de um trabalho permanente de memória e história dos mais variados aspectos das artes do canto; a formação multidisciplinar dos artistas, professores e pesquisadores que têm o canto (solista ou coral) como atividade nuclear e articuladora de outras práticas musicais, artísticas e culturais.

O grupo de pesquisa, que se materializa em 2012, vem ancorado em ações anteriores: participações em bancas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses; participação em projetos de internacionalização do repertório brasileiro, tal como ocorrido no evento “A Musical Encounter with Brazil”, realizado em 2007 na Jacobs School of Music da Universidade de Indiana (EUA); a promoção conjunta de workshops, palestras e mesas redondas com convidados brasileiros e estrangeiros. Não menos importante, o grupo articula-se também em torno da promoção da prática artística, sobretudo a partir de apresentações musicais.

Os alunos que se integram ao grupo são aqueles que estão diretamente envolvidos em pesquisas nas artes do canto, em algum de seus múltiplos aspectos, nos níveis de graduação e pós-graduação. Outros pesquisadores agregam-se ao grupo, principalmente através de interesses comuns e da possibilidade do desenvolvimento de pesquisas cada vez mais multidisciplinares, em que as distintas habilidades e competências são canalizadas para o objetivo comum: a articulação entre 1) a prática artística, 2) a formação de novos artistas, professores e pesquisadores e 3) a produção acadêmica, em diálogo com outros campos disciplinares e com a produção intelectual contemporânea, como um todo.