Defesas / pesquisas concluídas

Mestranda: Caiti Hauck-Silva
Título do trabalho: Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA- USP
Data: terça feira, dia 18 de setembro, às 10h
Local: sala de Aprendizado Eletrônico da ECA-USP
Banca:
Titulares:
Marco Antonio da Silva Ramos (orientador)
Luiz Ricardo Basso Ballestero
Maria José C.Souza Lima
Suplentes:
Fábio  Cardozo de Mello Cintra
Marcos Júlio Sergl
Marcos Camara de Castro
Resumo:
HAUCK-SILVA, Caiti. Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. São Paulo, 2012.
Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação associada às atividades de preparação vocal realizadas com o Coral Escola e o Coral Oficina do Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Os objetivos dividiram-se em duas perspectivas: a formação do estagiário em preparação vocal e o desenvolvimento da técnica vocal nos coros Escola e Oficina. A coleta de dados foi feita por meio da participação nos ensaios destes dois grupos no ano de 2010 e da análise do protocolo de documentação do Comunicantus: Laboratório Coral. O capítulo 1 inicia-se com uma explanação sobre o funcionamento doComunicantus: Laboratório Coral e sobre o conceito de Coral Escola, no qual todas as atividades estão fundamentadas; segue com uma discussão a respeito dos desafios da educação coral no século XXI e encerra-se expondo saberes e habilidades que fazem parte da formação dos estagiários em preparação vocal, como a classificação vocal, a percepção vocal e a pedagogia. No capítulo 2, são descritas as principais características vocais dos coralistas iniciantes dos coros Escola e Oficina em relação a postura, respiração, apoio, ressonância, articulação, assim como as dificuldades mais frequentes com afinação. No capítulo 3, por meio de uma confrontação entre as práticas do Comunicantus: Laboratório Coral e a literatura sobre regência coral e pedagogia vocal, são apresentados e discutidos os exercícios mais usados na preparação vocal destes grupos, visando trabalhar aspectos como postura, respiração e apoio, ressonância, diferenciação de vogais, agilidade, staccato, sustentação, homogeneidade de registros vocais, extensão e escuta harmônica. Nas considerações finais, discute-se a perspectiva da preparação vocal como uma atividade complexa, na qual diversos saberes, habilidades e ferramentas são empregados conjunta e interativamente como parte de estratégias que visam à consecução de objetivos artísticos e educativos.
Palavras-chave: Preparação Vocal para Coro, Canto Coral, Técnica Vocal, Percepção Vocal, Comunicantus: Laboratório Coral