Ricardo Ballestero

Ricardo Ballestero, piano

Nascido em São Paulo, dedica-se  à arte da colaboração ao piano, tendo estudado com dois dos mais renomados especialistas da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin. Apresentou-se em recitais com cantores solistas do Metropolitan Opera, New York City Opera, Houston Grand Opera, Teatro Mariinsky e La Scala, dentre os quais Luis Lima, Alicia Nafé, Graciela Alperyn e Fernando Portari. Igualmente requisitado para colaborar em recitais com cantores e instrumentistas, nacionais e internacionais. Trabalhou como pianista preparador (coach) e ensaiador na Houston Grand Opera, Festival Amazonas de Ópera e Festival Internacional de Campos do Jordão.

É docente do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde leciona na graduação e na pós-graduação.  Atuou como professor na Universidade do Colorado-Boulder e realizou recitais, palestras e cursos sobre o repertório vocal de câmara nos EUA (universidades de Indiana e Michigan), na Itália, na Alemanha e no Brasil.

Ballestero completou o seu Doutorado em Colaboração Pianística e Música de Câmara na Universidade de Michigan. Teve a oportunidade de acompanhar aulas de figuras como Shirley Verrett, George Shirley e Rudolf Piernay e as master-classes de Grace Bumbry, Kiri Te Kanawa e János Starker. Foi integrante do Studio da Houston Grand Opera.

Anúncios