Currículos e fotos

Susana Cecília Igayara

É Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e Mestre em Artes (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É bacharel em Música (Composição e Piano) e em Comunicação Social (Jornalismo). Foi aluna de importantes compositores brasileiros, como Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e Mário Ficarelli. Na pós-graduação cursou disciplinas com os musicólogos José Eduardo Martins, Régis Duprat e Lorenzo Mammí. Aperfeiçoou-se no estudo e na didática do canto e da preparação vocal para coros com os cantores Benito Maresca, Adélia Issa e Lúcia Passos, e também com a pianista Izabel Maresca. Foi aluna de regência coral de Marco Antonio da Silva Ramos e participou de festivais e workshops com Samuel Kerr, Marcos Leite, Elza Lackshevitz, José Pedro Boéssio, Eric Westberg, Mary Goetze.

É especialista em Canto Coral e professora de Repertório Coral e Práticas Multidisciplinares em Canto Coral na Universidade de São Paulo (USP) desde 2004. Atuou como regente no Coral do Museu Lasar Segall (1986-1998), na Faculdade de Artes Santa Marcelina (1997-1999) e na Faculdade Mozarteum de São Paulo (2003-2004). Atuou também como preparadora vocal do Studio Coral – Vozes Femininas e dos coros do Festival Música nas Montanhas, na cidade de Poços de Caldas (MG).

Fundou e dirigiu o Centro de Documentação Musical da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1999-2000), coordenou o Núcelo de Estudos da Divisão de Música do Museu Lasar Segall, órgão do Ministério da Cultura (1988-1998), apresentou e produziu o programa Canto Coral, na Rádio USP FM (2005-2009).

Suas pesquisas atuais concentram-se na música brasileira da primeira metade do século XX. Concluiu pesquisa sobre a Canção Coral Brasileira e analisou a obra sacra do compositor Henrique Oswald (1852-1931), um dos mais importantes compositores da geração. Sua edição da Ave Maria de Henrique Oswald está publicada pela Alliance Music Publications (EUA).

Em sua tese de doutorado estudou a produção escrita sobre música por mulheres no Brasil, identificando 46 autoras de livros, analisando essa produção escrita em sua relação com os contextos da educação musical nas escolas e com o ensino artístico especializado. Tem divulgado o resultado de suas pesquisas em congressos e ministrado conferências e workshops no Brasil e no exterior.

Escreve também notas de programa para concertos e gravações, principalmente sobre repertório vocal, repertório sinfônico e música brasileira. Na Universidade, coordena projeto de editoração de composições e arranjos feitos por alunos e estreados pelos coros do Comunicantus: Laboratório Coral.

Suas linhas de pesquisa relacionam-se à musicologia, história cultural, história da educação, relações entre música e literatura, relações entre oralidade e escrita.

Translation:

Susana Cecília Igayara is Doctor of Education (Ed.D) and Master of Arts (M.A.) from University of São Paulo (USP). She graduated on Music (Composition and Piano) and on Social Communication (Journalism). Since 2004, she is professor at Music Department of School of Communication and Arts, where she teaches Choral Repertoire and Multidisciplinary Practices on Choral Singing to undergrad music students.

She also performed as choral director in Museum Lasar Segall (1986-1998), Faculty of Arts Santa Marcelina (1997-1999) and Faculty Mozarteum of São Paulo (2003-2004). At present, she is vocal coach at Studio Coral (female voices) and at Summer Festival Música nas Montanhas (Music at the mountains), in the city of Poços de Caldas (MG).

She was formerly director of Music Documentation Centre of the São Paulo State Symphony Orchestra (1999-2000) and coordinator of Núcleo de Estudos da Divisão de Música do Museu Lasar Segall (Centre of Musical Studies of Music Division of Museum Lasar Segall), attached to Ministery of Culture (1988-1998). She also presented and produced the radio program Canto Coral (Choral Singing), at Radio USP FM (2005-2009).

Her focus on research is Brazilian Music at the first half of the XXth century. She studied Brazilian Choral Song in a recent research project. Her Master dissertation focused on the sacred music of Henrique Oswald, one of the most distinguished composers of his generation, and her Doctoral Thesis is entitled Between stages and pages: women’s written production about music in the history of musical education in Brazil (1907-1958).  She also collaborate regularly with program and liner notes, mostly about choral and symphonic repertoire and Brazilian music.

Susana Igayara is editor of Henrique Oswald’s Ave Maria , published by Alliance Music Publications (USA), as part of Elaine Quilichini Series. At São Paulo University, she coordinates an edition project of compositions and arrangements made by students.

Traducción:

Es Doctora en Educación por la Facultad de Educación de la USP (Universidade de São Paulo) y Máster en Artes (Musicologia) por la Escuela de Comunicaciones y Artes de la USP. Es Licenciada en Música (Composición y Piano) y en Comunicación Social (Periodismo). Fué alumna de importantes compositores brasileños, como Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira y Mário Ficarelli. En el posgrado cursó disciplinas con los musicólogos José Eduardo Martins, Régis Duprat y Lorenzo Mammí. Se perfeccionó en el estudio y en la didáctica del canto y preparación vocal para coros con los cantores Benito Maresca, Adélia Issa y Lúcia Passos y con la pianista Izabel Maresca. En la dirección coral, fué alumna de Marco Antonio da Silva Ramos y participó de festivales y workshops con Samuel Kerr, Marcos Leite, Elza Lackshevitz, José Pedro Boéssio, Eric Westberg, Mary Goeze.

Es especialista en Canto Coral y profesora de Repertorio Coral y Prácticas Multidisciplinares en Canto Coral en la Universidad de São Paulo (USP) desde 2004. Actuó como directora coral en el Coro del Museo Lasar Segall (1986-1998), en la Faculdad de Artes Santa Marcelina (1997-1999) y en la Faculdad Mozarteum de São Paulo (2003-2004). Actualmente es también preparadora vocal del Studio Coral – Vozes Femininas y de los coros del Festival Música en las Montañas, en la ciudad de Poços de Caldas (MG).

Fundó y dirigió el Centro de Documentación Musical de la OSESP – Orquesta Sinfónica del Estado de São Paulo (1999-2000), coordinó el Núcleo de Estudios de la División de Música del Museo Lasar Segall, órgano del Ministério de Cultura (1988-1998),  presentó y produjo el programa Canto Coral, en la Rádio USP FM (2005-2009).

Sus investigaciones actuales se concentran en la música brasileña de la primera mitad del siglo XX. Concluyó investigaciones sobre la Canción Coral Brasileña y analisó la obra sacra del compositor Henrique Oswald (1852-1931), uno de los mas importantes compositores de su generación. Su edición de Ave Maria de Henrique Oswald está publicada por Alliance Music Publications (EUA).

En su tesis de doctorado estudió la producción escrita sobre música por mujeres en el Brasil, identificando 46 autoras de libros, analisando esa producción escrita en su relación con los contextos de la enseñanza de música en las escuelas y en la enseñanza artística especializada. Tiene divulgado el resultado de sus investigaciones en congresos y ministrado conferencias y workshops en el Brasil y en el exterior.

Escribe también notas de programas de conciertos y grabaciones, principalmente sobre repertório vocal, repertório sinfónico y música brasileña. En la Universidad, coordina proyecto de editoración de composiciones y arreglos hechos por alumnos y estrenados por los coros del Comunicantus: Laboratório Coral.

Su línea de investigación se relaciona a la musicologia, historia cultural, historia de la educación, relaciones entre música y literatura, relaciones entre oralidad y escritura.

Workshop em Canto e Regência Coral – Spirituals afroamericanos. 

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Marcía Porter, soprano 

Marcía Porter estreou no Carnegie Hall (Weill Recital Hall) em 2005. Atuou como solista da Czech National Symphony Orchestra, Beijing International Symphony Orchestra, Camerata Filarmonica Bohemia, the San Antonio Symphony, the Lyric Opera of Chicago, Opera Theatre of St. Louis, Chautauqua Opera… (veja mais)

Ricardo Ballestero, piano

Nascido em São Paulo, dedica-se  à arte da colaboração ao piano, tendo estudado com dois dos mais renomados especialistas da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin. Apresentou-se em recitais com cantores solistas do Metropolitan Opera, New York City Opera, Houston Grand Opera, Teatro Mariinsky e La Scala, dentre os quais Luis Lima, Alicia Nafé, Graciela… (veja mais)