O Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP apresenta os resultados artísticos decorrentes da bolsa de pesquisadora visitante internacional na USP, concedido à regente e professora Lilla Gábor (Hungria).

No dia 06 de Maio de 2014, às 19:30h, na Igreja do Carmo, em São Paulo, a maestrina Lilla Gábor conduzirá dois dos coros formados por estudantes de graduação, o Coro de Câmara Comunicantus e o Coral da ECA-USP, em um repertório que inclui obras de Mozart, Rossini, Schubert, Kodály e Bárdos. Para o segundo semestre de 2014, estão previstas também outras atividades acadêmicas, como mesa-redonda e palestras.

Como parte das oportunidades de aprendizado com regentes internacionais, os alunos do Coro de Câmara Comunicantus e do Coral da ECA-USP estão ensaiando desde Abril com a regente húngara Lilla Gábor. As necessidades do repertório, com obras para coro e órgão, fizeram com que o Comunicantus: laboratório coral estabelecesse, para esse concerto, uma parceria com a Igreja do Carmo. O ex-aluno Leonardo Fernandes será o organista que acompanhará o coro e apresentará, como solista, um Adagio de Mozart.

Além da forte experiência musical e pedagógica de Lilla Gábor, especialista em métodos de aprendizagem ancorados na obra do compositor e pedagogo húngaro Zoltán Kodály, o projeto em andamento utiliza o período de ensaio como espaço privilegiado de observação e de desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas. Os desafios do repertório húngaro e da tradição austríaca para cantores brasileiros têm sido, portanto, o principal foco de investigação e de interação entre a pesquisadora visitante e os alunos envolvidos.

Ensino, pesquisa e produção artística são intrinsecamente conectados na atividade musical realizada no Departamento de Música da ECA-USP. O concerto, nesse processo de ensino, é visto não somente como atividade cultural de extensão, mas como verdadeiro resultado de processos de aprendizagem informados e alimentados pela pesquisa acadêmica.

Entre as prioridades de pesquisa atuais do Comunicantus e do GEPEMAC está a discussão da performance, ou seja, do ato performativo dos intérpretes (coralistas, regentes, instrumentistas) e dos resultados únicos que acontecem no momento da apresentação artística. Na atividade musical, a apresentação pública tem um papel fundamental, que distingue esse momento da preparação e projeção feita durante os ensaios. No processo de formação de artistas realizado na universidade, portanto, a performance e o feedback do público são experiências fundamentais, avaliadas e retrabalhadas em sala de aula.

Os coros

O Coro de Câmara Comunicantus, projeto conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da USP, é formado por 28 coralistas bolsistas e um pianista, alunos de graduação de diversos cursos da USP, com a maioria de estudantes de música. Desde agosto de 2013, o Coro de Câmara tem desenvolvido um repertório próprio para a sua formação, como parte da experiência dos alunos que pretendem se profissionalizar no Canto Coral. Com uma dedicação de 10 horas semanais, o Coro de Câmara pretende preparar os alunos para a prática profissional em Canto Coral e para isso aborda tanto o repertório brasileiro, estabelecido como prioridade, como o repertório camerístico internacional.

O Coral da ECA-USP tem uma importância especial na formação dos alunos de música, que durante os dois anos iniciais do curso de graduação têm a oportunidade de aprender os aspectos básicos da prática coral. O repertório é selecionado a cada semestre, dando oportunidade aos alunos de diversificarem o aprendizado de estilos e obras significativas. Alunos adiantados em regência coral, nos últimos anos da graduação ou no Mestrado e Doutorado, atuam como assistentes.

Marco Antonio da Silva Ramos, Professor Titular em Regência Coral pela ECA-USP, é o coordenador e regente titular dos dois coros. O projeto do Coro de Câmara Comunicantus também inclui uma equipe de bolsistas em áreas técnicas musicais voltadas à edição de partituras, arquivo, comunicação, produção musical e gravação e conta com a participação dos professores Susana Cecilia Igayara (repertório, edição e comunicação) e Ricardo Ballestero (vocal coach).

Para o programa de concerto, currículo da regente Lilla Gábor e dos corais do Comunicantus, veja:

Comunicantus: 6 de Maio 2014 e Blog do Comunicantus