As atividades da Primeira Semana de Estudos e Pesquisa foram um sucesso:

Nos quatro primeiros dias de evento, na parte da manhã, aconteceram ensaios do Coro Piloto, um coro formado por alunos e ex-alunos da USP, com o foco na diversidade do repertório britânico, ensaiado pelo Maestro Geoffrey Webber.

Image Coro Piloto, ensaiado pelo Maestro Geoffrey Webber

Na segunda-feira a tarde, os membros do GEPEMAC participaram do Pré-Seminário: Workshop de Projetos de Pesquisa, em que alunos de Doutorado em Música e Perfomance Musical, orientados pelo professor Marco Antonio da Silva Ramos, apresentaram seus projetos, que podem ser vistos no aqui. o Pré-Seminário contou com os comentários de Geoffrey Webber, diretor do programa de Mestrado em Música da Universidade de Cambridge e diretor musical do Caius and Gonville College, e John Rink, diretor do Centro AHRC de Pesquisa da Performance Musical como Prática Criativa e professor de Estudos de Performance Musical na Universidade de Cambridge. Além dos seminários, na parte da tarde aconteceu também uma reunião de planejamento em que participaram os professores Marco Antonio da Silva Ramos, Susana Cecília Igayara, John Rink e Geoffrey Webber.

Image

John Rink e Ana Lúcia Gaborim

Na terça-feira, dia 18 de fevereiro, aconteceu a Abertura Oficial do evento, com concerto do Coro de Câmara Comunicantus. Confira o programa apresentado pelo coro:

Morten Johannes LauridsenDirait-on, Les Chansons des Roses no5*
texto: Rainer Maria Rilke

Franz SchubertDer Tanz D 826*
texto: Kolumban Schnitzer von Meerau

Johannes BrahmsBrennessel steht na Weges Rand, Zigeunerlieder Op.112 n°5*

Heitor Villa-LobosBendita Sabedoria (Paris,1958)
II-Vas pretiosum, lábia scientiæ
III-Principium sapientiæ
IV-Vir sapiens

Mozart Camargo GuarnieriO Saci Pulou no Meio
texto: Brasil Bandecchi

Heitor Villa-LobosCaboca de Caxangá*
tema e texto: de Catulo da Paixão Cearense
Solistas:
Soprano: Raquel Gigllio Nogueira
Contralto: Marcela Batista Rahal
Tenor: Luiz Gabriel de Melo Neto
Barítono: Albert Santana de Andrade
*Piano: Renan Branco

Image

Coro de Câmara Comunicantus, com Marco Antonio da Silva Ramos na regência

Ainda na terça-feira aconteceram as palestras em Criatividade Musical na Teoria e Prática, com John Rink, diretor do Centro AHRC de Pesquisa da Performance Musical como Prática Criativa e professor de Estudos de Performance Musical na Universidade de Cambridge, e Geoffrey Webber, diretor do programa de Mestrado em Música da Universidade de Cambridge e diretor musical do Caius and Gonville College. John Rink apresentou Introdução à Pesquisa sobre Criatividade Individual e Coletiva e Geoffrey Webber Práticas Corais em Cambridge.

Image

Geoffrey Webber em palestra

Na quarta-feira, além do ensaio do Coro Piloto na parte da manhã (que também aconteceu segunda, terça e quinta-feira), os inscritos na Semana de Estudos e Pesquisas puderam participar  da mesa redonda: Pedagogia, formação e desenvolvimento da Performance, composta por Marco A. S. Ramos, Susana Igayara, Geoffrey Webber, e John Rink na moderação.

Imageprofessores da USP e Cambridge em mesa redonda

Na mesa redonda, Marco Antonio inicou a discussão falando do ensino de regência coral na Universidade de São Paulo. Depois de um panorama histórico, Marco comentou que o ensino de regência coral na USP se baseia em quatro pilares: regência coral e análise, ensino de voz, área de repertório e a educação, como parte includente e muito importante. Segundo Marco Antonio, o ato educativo na regência coral é o alicerce dos pilares. Em seguida, Susana Cecília Igayara discutiu o ensino-aprendizagem do repertório coral, começando com perguntas que foram sendo respondidas ao longo de sua fala. Susana mostrou como é trabalhado o reperório no Laboratório Coral Comunicantus, exemplificando com projetos realizados por alunos. Por fim, Geoffrey Webber, discutiu a formação coral em Cambridge, contando um pouco da estrutura do curso de mestrado em Regência Coral e das quatro diferentes vertentes existentes. Ao final das três exposições, os presentes puderam discutir as semelhanças e as diferenças no ensino e prática do canto coral, discutindo o perfil e o papel de cada instituição.

Muitos aspectos foram discutidos sobre ensino e prática do canto coral, em que a música pode ser trabalhada com profundidade e detalhe. Segundo Susana Igayara, a pesquisa conjunta com a Universidade de Cambridge está trazendo novos paradigmas sobre o que é a pesquisa em performance, e sobre o ensino que queremos em canto coral.

Na quarta-feira, dia 19, além do ensaio do Coro Piloto na parte da manhã, tivemos também um ensaio aberto do Coro de Câmara Comunicantus, que também aconteceu na quinta-feira, dia 20. Ainda na quinta-feira, os professores e membros do GEPEMAC se reuniram para a reunião de encerramento da Semana de Estudos e Pesquisa. A sexta-feira, dia 21 de fevereiro, foi reservada para  uma reunião de planejamento de ações futuras e discussão de repertório brasileiro, com Geoffrey Webber, Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara.

Image

                           Ensaio do Coro de Câmara Comunicantus

Como parte do projeto de pesquisa foram realizadas entrevistas com dois grupos de alunos: um de estudantes de Regência e outro de coralistas. Nas entrevistas os professores da Universidade de Cambridge puderam interagir com os alunos e reunir elementos para análise comparativa das duas realidades.