Tags

, , ,

Ontem, dia 17 de fevereiro,  tivemos as primeiras atividades da Semana de Estudos e Pesquisa USP-Cambridge, organizada pelo GEPEMAC e pelo Comunicantus: Laboratório Coral, que deram início a pesquisa conjunta sobre o desenvolvimento criativo de coros e regentes corais.

Na parte da manhã, aconteceu mais um ensaio do Coro Piloto, formado por alunos e ex-alunos da USP, com o foco na diversidade do repertório britânico, que está sendo ensaiado pelo Maestro Geoffrey Webber. O Coro Piloto realizará mais três ensaios essa semana, todos abertos e com espaço para perguntas no final, não deixe de se inscrever!

photo 3

 Ana Lúcia Gaborim no Pré-Seminário

Com quatro expositores, a parte da tarde contou com o Pré-Seminário: Workshop de Projetos de Pesquisa, em que alunos de Doutorado em Música e Perfomance Musical, orientados pelo professor Marco Antonio da Silva Ramos, apresentaram seus projetos, expondo resumos, vídeos e imagens, além de interagirem com os comentadores Geoffrey Webber, diretor do programa de Mestrado em Música da Universidade de Cambridge e diretor musical do Caius and Gonville College, e John Rink, diretor do Centro AHRC de Pesquisa da Performance Musical como Prática Criativa e professor de Estudos de Performance Musical na Universidade de Cambridge.

Os projetos de pesquisa apresentados foram: A expressividade do texto em obras corais em alemão: comparações entre literatura e performance, de Caiti Hauck-Silva; A construção da performance no coro infanto-juvenil: uma proposta pedagógica, de Ana Lúcia Gaborim; A performance musical nas obras corais de Osvaldo Lacerda, de Paulo Frederico Teixeira; e O arranjo vocal a partir de elementos composicionais do clube da Esquina, de Carlos Ferreira de Menezes Júnior. Os resumos dos projetos podem ser vistos no blog do GEPEMAC.

Geoffrey Webber e John Rink ao final de cada apresentação, com cerca de quinze minutos cada, apresentaram alguns pontos que podiam ser aprofundados, fizeram comentários sobre o andamento da pesquisa e deram sugestões aos doutorandos.

Além dos seminários, na parte da tarde aconteceu também uma reunião de planejamento em que participaram os professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara. da ECA-USP, e o musicólogo John Rink e o regente coral Geoffrey Webber, da Universidade de Cambridge.

Imagem

 Coro Piloto

 As atividades da Primeira Semana de Estudos e Pesquisa continuam: Hoje, dia 18 de fevereiro, às 15h, tem a abertura oficial com o concerto do Coro de Câmara Comunicantus. Depois, às 16h, tem as palestras em Criatividade Musical na Teoria e Prática, com John Rink e Geoffrey Webber. John Rink apresenta Introdução à Pesquisa sobre Criatividade Individual e Coletiva e Geoffrey Webber apresenta Práticas Corais em Cambridge. As palestras serão ministradas em inglês e traduzidas por membros da equipe de organização. Após a realização das palestras, haverá espaço para perguntas da platéia. Essa atividade necessita de inscrição prévia, que pode ser realizada aqui.

Na quarta-feira, além do ensaio do Coro Piloto na parte da manhã, haverá a mesa redonda: Pedagogia, formação e desenvolvimento da Performance, às 16h, com Susana Cecília Igayara discutindo o Ensino-aprendizagem do repertório coral, Marco Antonio da Silva Ramos discutindo o Ensino de regência coral na Universidade de São Paulo e Geoffrey Webber, que discutirá a Formação Coral em Cambridge. A mesa redonda será moderada por John Rink. Às 19h30, terá ainda um ensaio aberto do Coro de Câmara Comunicantus, que também acontece na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, no mesmo horário. A sexta-feira, dia 21 de fevereiro, será reservada para  uma reunião de planejamento de ações futuras, com Geoffrey Webber, Marco A. S. Ramos e Susana Igayara.

Mais detalhes sobre as atividades da Primeira Semana de Estudos e Pesquisa podem ser vistos aqui. Todas as atividades, com exceção do Concerto de Abertura Oficial, necessitam de inscrição prévia. Participem das atividades da Semana, inscrições aqui.