Tags

, , , , , , , , , ,

Entre 17 e 21 de fevereiro, o Departamento de Música da ECA-USP terá ensaios, palestras, mesa redonda e reuniões de pesquisa, com a presença de professores da Faculdade de Música da Universidade de Cambridge. As atividades fazem parte da Primeira semana de estudos e pesquisa que se realiza com financiamento da British Academy for the Humanities and Social Sciences, dentro do Programa de Parceria e Mobilidade 2013 (IPM 2013).

O musicólogo John Rink, Diretor do Centro AHRC de Pesquisa da Performance Musical como Prática Criativa e Professor de Estudos de Performance Musical,  fará a primeira palestra, Introdução à Pesquisa sobre Criatividade Individual e Coletiva (terça-feira, 18 de fevereiro, às 16h).

Logo em seguida, o regente coral Geoffrey Webber, Diretor do programa de Mestrado em Música na Universidade de Cambridge e Diretor musical no Caius and Gonville College, fará sua palestra sobre Práticas Corais em Cambridge.

Na quarta-feira, às 16h, Dr. Webber participa da mesa-redonda que discute Pedagogia, formação e desenvolvimento da Performance, explicitando aspectos da Formação Coral em Cambridge, em diálogo com os professores da USP especialistas em Regência Coral, Marco Antonio da Silva Ramos, e Repertório Coral, Susana Cecilia Igayara.

Além de proporcionar análises comparativas entre as práticas corais e o ensino nestes dois centros de formação (USP e Universidade de Cambridge), o Projeto “Perspectivas transculturais no desenvolvimento criativo de coros e regentes corais” pretende discutir novas metodologias e processos de ensino do canto coral e questionar, a partir de dois contextos culturais diferentes, como funciona a “criatividade de grupo”.  Um resumo e descrição dos objetivos do projeto podem ser vistos aqui.

Um dos diferenciais deste Projeto de Pesquisa é a importância dada às práticas e ao espaço do ensaio e do concerto como espaços privilegiados de investigação, dentro da linha de pesquisa de Estudos da Performance. Por essa razão, os ensaios serão gravados e abertos à presença de estudantes , regentes e pesquisadores, com espaço para perguntas em ambas as direções: dos alunos aos professores e dos professores e pesquisadores aos coralistas participantes.

O Coro de Câmara Comunicantus, projeto inaugurado em 2013, fará o Concerto de Abertura, na terça-feira, às 15h, apresentando um programa de Música Brasileira. Já nos ensaios noturnos, quarta e quinta-feira, o programa será dividido entre Música Brasileira e Música Britânica, com a participação dos regentes Marco Antonio da Silva Ramos (USP) e Geoffrey Webber (UC). Durante as manhãs, haverá ensaios de um Coro Piloto, formado por alunos e ex-alunos da USP, com o foco na diversidade do repertório britânico, a ser ensaiado pelo Maestro Geoffrey Webber. Veja como fazer sua inscrição aqui.

 As atividades são gratuitas e muitas delas são abertas ao público que pretende se especializar em canto coral e regência coral, ou no estudo da performance musical. Outras atividades fazem parte do desenvolvimento da pesquisa, tais como entrevistas com coralistas e alunos de regência e workshop de projetos de pesquisa, este voltado exclusivamente aos membros do GEPEMAC, Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto que, juntamente com o Laboratório Coral, são os organizadores das atividades da Semana.