2012 foi o ano de criação do GEPEMAC.

O início das atividades voltou-se para a discussão de metodologias de pesquisa nas artes do canto, uso de novas tecnologias no ensino e na performance, ampliação de contatos institucionais, promoção de palestras, workshops e mesas redondas, desenvolvimento de projetos de pesquisa nas artes do canto. Foram realizadas reuniões, atividades públicas e proposição de projetos de pesquisa.

As atividades públicas promovidas e apoiadas pelo GEPEMAC  contaram com forte presença de público, indicando possibilidades futuras e mostrando que a iniciativa foi bem recebida pelos pesquisadores e alunos interessados nas artes do canto, em uma perspectiva multidisciplinar.  A proposta do Grupo de Estudos e Pesquisa atraiu novos pesquisadores e alunos que estão em processo de integração ao grupo ou de proposição de atividades.

No momento, há vários projetos em estudo e em preparação, assim como alguns já submetidos a agências de fomento. Como parte dessas iniciativas, o GEPEMAC receberá a visita do Prof. Dr. John Rink, da Universidade de Cambridge (Faculdade de Música) em Agosto de 2013, para discussão de projetos de pesquisa conjunta e formas de financiamento para projetos futuros.

A agenda de atividades para 2013 está em preparação e em breve serão divulgadas as primeiras atividades. A primeira reunião de trabalho dos membros do GEPEMAC será dia 15 de março, quando as propostas em estudo serão analisadas.

Com forma de integração entre as atividades de pesquisa e as atividades de ensino na Graduação, o pesquisador Munir Sabag fará uma palestra sobre “A notação da música renascentista” para a turma de História do Repertório Coral, sob responsabilidade da Profa. Dra. Susana Cecilia Igayara, no próximo dia 13 de Março, quarta-feira, às 10h00.

Na mesma semana, a Coordenadoria Científica do GEPEMAC terá uma reunião com o musicólogo Manoel Corrêa do Lago, sobre perspectivas de pesquisa em torno das transcrições de Villa-Lobos para coro, tema de sua comunicação no 2º Simpósio Villa-Lobos, realizado na USP em novembro de 2012.